O despertador de Bob toca às 08:00 da manhã de segunda, como em todos os outros dias da semana. Mas Bob leve um fim de semana e procura o botão SNOOZE. E aí que a ação começa e os aparelhos habilitados com Java despertando.
Primeiro, o despertador envia uma mensagem para a cafeteira. “Ei, o espertinho está dormindo de novo, atrase o café em 12 minutos.”
A cafeteira envia uma mensagem para a torradeira Motorola. “Sugere a torrada, Bob está tirando uma soneca.”
Em seguida, o despertador envia uma mensagem para o celular Nokia Navigator de Bob: “Chama Bob às 9 horas e diga para ele que estamos ficando um pouco atrasado.”
Para concluir, o despertador envia uma mensagem para a coleira sem fio de Sam (Sam é o cachorro dele), com um sinal bastante familiar que significa: “Pegue o jornal, mas não espere ser levado para um passeio.”
Alguns minutos depois, o despertador toca novamente. E mas uma vez Bob aperta o botão SNOOZE, e os aparelhos começam a se comunicar. O despertador toca uma terceira vez. Mas, assim bob alcança o botão SNOOZE, o despertador envia o sinal “Salte a lata” para a coleira da Sam. Trazido à consciência por esse choque, Bob se levanta, grato por suas aptidões em Java e um pequeno passeio à Radio Shake terem melhorando a rotina diária de sua vida.
Sua torrada está pronta.
Seu café está quente.
Seu jornal está esperando.
Apenas mais uma maravilhosa manhã na Casa Habilitada com Java.
Você também pode ter um lar habilitado com Java. Adote sensata que use Java, a Ethenet e a tecnologia Jini. Cuidado com imitações ao usar outras plataformas “plug and play” (que na verdade significa “conecte e perca os próximos três dias tentando fazer funcionar”) ou “portáveis”. A irmã de Bob, Betty, testou uma dessas outras plataformas e os resultados foram, digamos, não muito atraente, ou seguros. Também não deu certo com seu cachorro ...
Essa história poderia ser verdadeira? Sim ou não. Embora haja versão de Java sedo executadas em dispositivos, dentre os quais os PDAs, telefones celulares (principalmente nos telefones celulares), pagers, alarmes, cartões, inteligentes e outros – talvez você não encontre uma torradeira ou colecione com Java. Mas mesmo se você não conseguir encontrar uma versão habilitada para Java de seus aparelhos favoritos, ainda poderá executá-los como se fossem um dispositivo Java, controlando-os através de algumas outras interface (como seu laptop) que esteja executando Java. Isso é conhecido como arquitetura substantiva Jini. Sim, você pode ter essa casa dos sonhos de um nerd.
• IP multicast se você for sistemático com relação a protocolos
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário