quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

iterando e iterando e.... Loop !

O Java tem três estruturas de loop padrão: while, do-while e for. Você verá os loops posteriormente no livro, mas não nesse momento; dessa forma, usemos while por enquanto.
A sintaxe (para não mencionar a lógica) é tão simples, que provavelmente você já deve ter adormecido. Contanto que algumas condições seja verdadeira, você fará algo dentro do bloco de loop. O bloco de loop é delimitado por um par de chaves; portanto, o que você quiser repetir terá que está dentro desse bloco.
A principal parte de um loop é o teste condicinal. Em Java, o teste condicional é uma expressão que resulta em um valor booleano – em outras palavras, algo que é verdadeiro ou falso.
Se você disser algo com “Enquanto (while) sorveteNoPote for verdadeiro, continue a atirar”, terá claramente um teste booleano. Há sorvete no pote ou não há. Mas se você dissesse “Enquanto Bob continuar a tirar”, não teria realmente um teste. Para fazer isso funcionar, você teria que alterar para algo como “Enquanto Bob estiver roncando...” ou “Enquanto Bob não estiver usando xadrez....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário